Realidade Virtual e Reabilitação
- Lucas Aldrighi
- 10 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

O inĆcio do uso da realidade virtual (RV) na reabilitação remonta aos anos 90, quando a tecnologia comeƧou a ser explorada alĆ©m dos campos de jogos e entretenimento. A ideia de utilizar RV para fins terapĆŖuticos surgiu da necessidade de criar ambientes controlados e seguros onde pacientes pudessem realizar exercĆcios de reabilitação de forma envolvente e interativa. Inicialmente, a tecnologia era cara e complexa, o que limitava sua acessibilidade e aplicação prĆ”tica em larga escala.
A RV é uma simulação computacional que permite criar ambientes reais com alta tecnologia para convencer o usuÔrio de que ele estÔ em uma realidade diferente, permitindo uma interação completa com o ambiente criado virtualmente. Esta interação com imagens grÔficas tridimensionais permite uma percepção de imersão envolvendo os 5 sentidos e assim torna a experiência sensorial abrangente e realista.

Os primeiros estudos mostraram resultados promissores, incentivando pesquisadores e profissionais da saĆŗde a investir na evolução dessa ferramenta. Nos primeiros experimentos, a RV foi utilizada principalmente para recuperação de movimentos após acidentes vasculares cerebrais e lesƵes traumĆ”ticas. Pacientes eram imersos em ambientes virtuais onde podiam realizar exercĆcios especĆficos de fisioterapia, muitas vezes transformando tarefas repetitivas em atividades lĆŗdicas e motivadoras. Essa abordagem demonstrou nĆ£o apenas melhorar o engajamento dos pacientes, mas tambĆ©m acelerar a recuperação motora, devido ao feedback visual e auditivo imediato fornecido pelo sistema de RV.
Ć medida que a tecnologia de RV avanƧava, tornou-se possĆvel criar simulaƧƵes mais sofisticadas e acessĆveis. InstituiƧƵes de saĆŗde comeƧaram a integrar essas ferramentas em seus programas de reabilitação, tanto em ambientes hospitalares quanto em clĆnicas de fisioterapia. A RV nĆ£o só complementava os mĆ©todos tradicionais, mas tambĆ©m oferecia novas possibilidades para a reabilitação atravĆ©s de estratĆ©gias de dupla-tarefa, ajudando na recuperação cognitiva e fĆsica simultaneamente.
Hoje, a realidade virtual na reabilitação Ć© uma Ć”rea em constante crescimento, com um crescente nĆŗmero de entusiastas e pesquisadores na Ć”rea que buscam por comprovaƧƵes cientificas mais robustas e que apoiam sua eficĆ”cia. A disponibilidade de dispositivos de RV mais acessĆveis e a criação de conteĆŗdos terapĆŖuticos cada vez mais personalizados tĆŖm permitido que mais pacientes se beneficiem dessa tecnologia inovadora. O inĆcio dessa jornada foi marcado por desafios tĆ©cnicos e altos custos, mas a perseveranƧa dos pioneiros na Ć”rea tem resultado em uma ferramenta que transforma a reabilitação, tornando-a mais eficiente, envolvente e acessĆvel.
ReferĆŖncias:
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